Para se elegerem , as cidades precisariam se encaixar nos seguintes parametros :

* contribuição local para as alterações climáticas globais
* sistema de transportes local
* disponibilização de zonas verdes públicas
* qualidade do ar
* poluição sonora
* gestão e tratamento de resíduos
* consumo de água
* tratamento de águas residuais
* gestão ambiental das autoridades locais
* ordenamento urbano sustentável

A ideia de uma Capital Verde da Europa foi originalmente concebida numa reunião em Tallinn, Estônia, em 15 de maio de 2006, por iniciativa do antigo Presidente da Câmara, Jüri Ratas. Trinta e cinco cidades se candidataram ao título de 2010 e oito foram selecionadas. As finalistas foram:

* Amsterdã (Holanda)
* Bristol (Reino Unido)
* Copenhagen (Dinamarca)
* Friburgo (Alemanha)
* Hamburgo (Alemanha)
* Münster (Alemanha)
* Oslo (Noruega)
* Estocolmo (Suécia)

E para a alegria de nós brasileiros , em otras organizações , com outros criterios , que tem por objetivo medir a sustentabilidade. A Grist elegeu a cidade de Curitiba como a 3 mais sustentavel DO MUNDO . Por possuir um sistema integrado de transporte de massas aclamado como um dos melhores do mundo. A cidade ainda tem a marca de 180 metros quadrados de área verde por habitante.



A vencedora de 2010 já tem nome: Estocolmo, na Suécia. Ela foi escolhida por um painel de peritos ambientais e um júri. A cidade será o exemplo a ser seguido por outras cidades europeias. Já em 2011, o título já está garantido para a alemã Hamburgo.



Entre as ações que tornaram essas cidades lugares tão “verdes” estão a meta de eliminar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2 em 80% até 2050, a alta qualidade do ar, grande quantidade de áreas verdes e recreativas, planos de preservação da água e excelência em transporte público.

Quem sabe um dia o Brasil possa ser um pouco mais de sustentabilidade e contar com mais de uma cidade REALMENTE sustentavel ?!

...
posted by Alisson !.

0 comentários: